

/ rua almirante alexandrino
FICHA TÉCNICA data sheet
[ arquitetura ] architecture: nansens arquitetura
[ local ] location: rio pardo, brasil
[ área do projeto ] area: 5036 m²
[ ano ] year: 2022
[ render ] rendering: nansens arquitetura
A Rua Almirante Alexandrino é marcada por muitas histórias, memórias e vivências, tendo diversos canteiros centrais, alargamentos e casarões que se mantém preservados até hoje. Na esquina, localiza-se o Clube Literário Recreativo, que tornou-se um verdadeiro Centro Social, onde eram discutidos os problemas locais e a cultura brasileira. Mais à frente, o prédio conhecido como Solar do Almirante, sendo o prédio mais antigo da cidade de Rio Pardo, construído em 1790, por Mateus Simões Pires, um dos primeiros açorianos a chegar à cidade.
O trabalho com texturas e sensações do usuário norteia o projeto, renovando o espaço e resgatando a história ao mesmo tempo em que popula um dos espaços mais importantes do Centro Histórico de Rio Pardo. Desde os significantes paralelepípedos utilizados nas ruas da cidade, ao barro e a madeira que estruturaram as edificações dos anos 1700. Aqui o preto limpa o cenário para a madeira direcione ao restante da rua, enquanto no piso se estende a história que vemos nas paredes dos antigos casarões.
Assim, construímos um lar a céu aberto para feirantes, comerciantes e moradores que buscam refrescos em uma cidade parada no tempo, retomando a vida que corre nas veias urbanas de uma das primeiras manifestações do Rio Grande do Sul. A cobertura surge em formato não convencional, a fim de integrar os espaços sem agredir as edificações históricas presentes nas esquinas com a rua Andrades Neves. Leve e discreta, vem para somar e não para competir visualmente com as pré-existências.
A fim de priorizar a interação entre pessoas, o trecho coberto da Rua Almirante Alexandrino tem sua pavimentação elevada ao nível da calçada, facilitando o fluxo de pedestres, sendo permitida a circulação de veículos apenas em casos extremos, fortalecendo o uso por pedestres.
Ou seja, a rua agora é para as pessoas!
O acesso de veículos na área coberta ainda é permitido, mas apenas em casos pontuais. No entanto, a revitalização busca resgatar o fluxo de veículos em ambos os sentidos ao longo do restante da rua, adicionando pontos estratégicos de carga e descarga para o acesso de caminhões e abastecimentos.